:

  • Algumas cidades brasileiras amanheceram com céu encoberto por fumaça


  • As queimadas e tempo seco deixam as nuvens de poeira e fuligem dificultando a respiração em várias partes do país.

Algumas cidades brasileiras como Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) amanheceram neste domingo (25) encobertas por fumaça.

Em Goiânia , voos foram cancelados pela manhã em decorrência da baixa visibilidade. Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico por causa das queimadas, o aeroporto segue fechado desde sábado (24).

Em muitos casos, a fumaça vem de queimadas nos arredores. Um fluxo de ventos tem transportado fuligem de incêndios florestais que acontecem em regiões mais distantes, como na Amazônia e no Pantanal. 

O tempo seco está dificultado a dispersão da fumaça e aumentado o risco de queimadas em várias partes do país.

Ribeirão Preto (SP)

Na manhã deste domingo (25) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Aeroporto Doutor Leite Lopes foi fechado e pousos e decolagens estão cancelados. A cidade enfrenta um momento crítico sendo uma das mais afetadas por queimadas neste fim de semana.

O boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) destaca que a qualidade do ar em Ribeirão Preto atingiu, neste domingo, o nível péssimo. 

A Cetesb pede que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças evitem qualquer esforço físico ao ar livre; o restante da população deve evitar esforço físico pesado ao ar livre.

Desde sábado que casas foram evacuadas, rodovias bloqueadas e pessoas ficaram impossibilitadas de sair de casa.

Uma poluição extrema deixou a população com dificuldades de respiração. O aeroporto ficou fora de operação, e houve picos no fornecimento de energia elétrica e de água.

Goiânia

 Em Goiânia uma nuvem de fumaça cobriu o céu. Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que isso aconteceu devido ao avanço de uma frente fria ocorrida de sábado para domingo que mudou o fluxo de ventos no país.

"Com o avanço da frente fria mudou o fluxo dos ventos e isso empurrou e espalhou as fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte do país e também aqui em Goiás", detalhou.

O meteorologista disse também que esse fluxo de ventos, além de transportar a umidade do ar, está transportando a fumaça das queimadas que têm ocorrido no país, inclusive no Centro-Oeste e em Goiás.

Brasília

Na capital do Brasil a fumaça é oriunda de vários incêndios que ocorreram ao longo da semana.

No sábado (24), uma corporação de bombeiros atuou em quase 40 ocorrências de incêndios florestais. Nesta manhã, no entanto, os Bombeiros não registraram novos focos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do Distrito Federal é uma junção "das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade".

"São Paulo, por exemplo, teve muita queimada nos últimos dias. Com a corrente de vento que passa pelo país, dependendo da direção, chega aqui. A atmosfera fica estável e se cria essa massa de ar", diz a meteorologista Andrea Ramos.